input/output error

Ontem, durante a atualização das máquinas, uma das máquinas virtuais deu um erro de input/output, enquanto estava a remover um pacote. E a atualização ficou por ali.

Tive que reiniciar a máquina, mas só o consegui fazer dentro do VirtualBox, e não em modo headless através de um ficheiro batch que uso para lançar as máquinas. Qualquer acesso ao sistema de ficheiros dava um erro de input/output (o df, o mount). Tentei retomar a atualização, mas a diretoria remota – onde estão os pacotes do Slackware – não estava montada. Descobri, então, que não tinha rede e o sistema não permitia fazer o modprobe da placa de rede: dizia que o dispositivo não existia na diretoria /lib/modules/4.4.13.

Fui à pasta /lib/modules/4.4.13 ver que dispositivos de rede estavam disponíveis, mas a pasta /lib/modules/4.4.13 não existia. No entanto, havia uma mais recente: /lib/modules/4.4.14.

Ah! Durante a atualização, o kernel 4.4.14 já tinha sido instalado, mas como não cheguei a correr o lilo, devido à interrupção da instalação, o sistema ainda estava a arrancar com o 4.4.13. Contudo, as bibliotecas do 4.4.13 já tinham sido removidas. Corri o lilo e reiniciei a máquina. Depois já pude mandar verificar o sistema de ficheiros, com um comando que desliga a máquina e força a verificação no próximo arranque:

shutdown -rF now

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.